Retrospectiva 2011 - 2ª parte

Segunda é dia de PET!

Normalmente o PET Medicina realiza reuniões ordinárias às noites de segunda-feira. Nessa retrospectiva é impossível deixar de lado o que aconteceu (e acontece) em cada encontro.

15 minutos culturais: Quem pensa que em 2011 as reuniões ordinárias do PET só tiveram espaço para questões científicas ou administrativas se engana. Os primeiros quinze minutos de cada encontro semanal foram reservados à realização de atividades culturais de todo o tipo: apresentação de um vídeo, um poema, um texto, um conto, uma música... Em 2012 a atividade continua, pois acreditamos que o exercício da criatividade tenha um papel essencial para o êxito das atividades desenvolvidas pelo grupo.

Reuniões administrativas: Produzir as atividades do grupo no último ano não foi uma tarefa simples, exigiu  planejamento e tempo. As reuniões administrativas, compondo parte das reuniões ordinárias foram o espaço de discussão e tomada de decisões.

Científico: Além desses dois momentos, houve também nas reuniões do PET o espaço científico, através de três atividades intercaladas entre si:
  • Estado da Arte na Literatura Médica: A expressão o “Estado da Arte” indica o que se realizando na atualidade em relação a um tema. A atividade abrange a discussão de artigos científicos originais e de revisão, de origem nacional e internacional, bem como diretrizes, consensos e atualizações referentes a temas ligados à Medicina. O grupo PET escolhe uma área do conhecimento a ser abordada e cada bolsista seleciona um artigo, diretriz ou consenso de seu interesse, envia o material para os demais e para a tutora, a fim de que todos tenham como estudar antes da apresentação, estuda a fonte escolhida e apresenta ao grupo.
  • Discussão de Caso Clínico: O PET também oferece espaço para que seus integrantes tragam ao grupo casos clínicos acompanhados nas atividades de graduação. A estratégia é comprovadamente um recurso didático muito eficiente, permitindo a revisão ou maior compreensão de conteúdos do curso médico e fomentando o exercício do raciocínio lógico, indispensável nessa carreira. .
  • Sessão de Pesquisa: Momento de abordagem de maneira aplicada os fundamentos da metodologia em pesquisa, peça fundamental na formação acadêmica dos membros do grupo e capacitando-os a atuarem de forma mais eficiente nos projetos de pesquisa do PET. Tendo como base as atividades de pesquisa do grupo, assim como os temas abordados pelos petianos em suas Teses de Conclusão de Curso individuais, as apresentações se pautaram na abordagem dos aspectos metodológicos referentes aos estudos citados acima, sempre aliadas à uma revisão de literatura voltada à fundamentação teórica dos temas. 
A retrospectiva ainda não está encerrada, na próxima postagem retomaremos as atividades desenvolvidas pelo PET Medicina UFBA em 2011, dando ênfase aos grandes projetos. Até lá!

Comentários