Retrospectiva 2011 - 1ª parte

Feliz Ano Novo?

quem diga que na Bahia o ano só começa depois do carnaval. Para o PET Medicina, não. O ano de 2012 já começou há certo tempo com o planejamento das atividades, a construção, juntamente com o DAMED, da Semana dos Calouros e o Trote Solidário, além de ações referentes às pesquisas desenvolvidas pelo grupo, entre outros, mas deixamos para comentar esses assuntos em outra ocasião.
Aproveitamos o ensejo da Quarta-feira de Cinzas - ano novo para alguns - para apresentarmos ou relembrarmos alguns acontecimentos do PET Medicina em 2011.

Formação do PET Medicina até abril de 2011
Idas: Pessoas queridas deixaram o grupo no ano que passou. Hoje, estando próximas ou distantes, temos certeza de que levam muito do que foi construído durante a permanência no PET em suas carreiras. Podemos caracterizá-los com orgulho como eternos PETianos. Foram eles (ordem alfabética): Danilo Feitosa, Lara Parente, Maryana Dias, Paulo Vitor Barreto, Pedro Victor de Santana e Rafaela Araujo.

Vindas: No fim do mês de abril, os novos do PET surgiram para compôr o time. Ana Souza, Diane Nunes, Itallo Oliveira, Júlia Lopes, Thamirys Marinho e Victor Porfírio chegaram certos de que algo de bom lhes aguardava. Não demorou muito para perceberem que suas expectativas seriam mais que alcançadas, superadas. Logo identificaram também que teriam muito trabalho pela frente.

Recepção aos Calouros: O Trote Solidário já se consolidou na composição da Semana de Recepção aos Calouros, e continua a ser desenvolvido em conjunto com o DAMED. Entre os diversos momentos da semana destacam-se a visita ao Hemocentro da Bahia (HEMOBA) para a doação voluntária de sangue e cadastro no banco de doadores de medula óssea e a já tradicional Cerimônia do Jaleco. 

Fotos da visita ao HEMOBA veículadas no blog da instituição

Turma 2011.2 após a Cerimônia do Jaleco em companhia do Prof. Luís Adan e Profa. Lorene Pinto.
.
PET Vai à Escola: A atividade de conscientização de alunos do ensino fundamental acerca da importância da saúde como pratica diária, ocorreu pela segunda vez em 2011 e foi também capaz de sensibilizar o estudante de medicina sobre os aspectos envolvidos na saúde da criança e do adolescente no âmbito escolar. Essa edição em especial foi realizada de maneira complementar a uma Feira de Saúde voltada para grupos fragilizados devido a idade e contexto social (idosos e crianças de um orfanato). Nesse contexto o PET Medicina promoveu dinâmicas de alongamento e auto-estima, além de serviços como: aferição de pressão arterial, glicemia, cálculo de IMC, orientações acerca de hábitos de vida e uso de medicações com os idosos e seus respectivos cuidadores. As crianças da escola visitada foram instruídas sobre hábitos saudáveis de vida, higienização pessoal, crescimento e perspectivas para o futuro. A escola recebeu no evento crianças provenientes de um orfanato carente, e foram contempladas com peças de teatro, brincadeiras e puericultura.


Atividade com idosos durante o PET vai à escola.
Para não cansá-los e para que tenham motivos para retornarem a este blog, caros leitores, dividimos nossa retrospectiva em partes. Aguardem os próximos capítulos...

Comentários