Edital de Seleção 2013.1

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UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
FACULDADE DE MEDICINA DA BAHIA
Fundada em 18 de fevereiro de 1808

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO - MEC
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR - SESU
PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL
PET | Medicina UFBA

EDITAL No 01/2013 PARA SELEÇÃO DE NOVOS BOLSISTAS

O tutor do Programa de Educação Tutorial da Faculdade de Medicina da Bahia da Universidade Federal da Bahia (PET | Medicina UFBA), Prof. Pedro Hamilton Guimarães Macedo, no uso de suas atribuições, torna público que estão abertas, para os acadêmicos do curso médico desta Faculdade, as inscrições para o processo seletivo de bolsistas e voluntários para o PET | Medicina UFBA.

DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES
1.1 O processo seletivo será regido por este edital e compreenderá três etapas.
1.2 A primeira etapa:
  1.2.1 Possui caráter eliminatório e classificatório, selecionando, dentre os que obtiverem pontuação maior que 50% em cada prova, os primeiros colocados, até, no máximo, a 12ª colocação;
  1.2.2 Será composta por: exame de conhecimentos em língua inglesa, aferidos por meio de aplicação de prova de interpretação e tradução de um texto do inglês para o português; e, exame de conhecimentos na língua portuguesa, através da elaboração de uma redação em português.
1.3 A segunda etapa será composta por uma dinâmica em grupo. Participarão desta etapa apenas os candidatos aprovados na primeira etapa.
1.4 A terceira e última etapa será uma entrevista de caráter eliminatório e classificatório, na qual haverá a análise dos seguintes documentos: currículo Lattes, histórico escolar e carta de intenção. Ao final da entrevista, ocorrerá avaliação do “Cinco Culturais” (ver detalhes no item 5.10).
1.5 O presente edital tem validade de seis meses, a partir da divulgação dos resultados pelo Programa de Educação Tutorial da Faculdade de Medicina da Bahia.

DAS VAGAS
2.1 01 (uma) vaga para bolsista e 03 (três) vagas para voluntários (não bolsistas), os quais se tornarão bolsistas em substituição gradual aos atuais bolsistas do PET | Medicina UFBA.
2.2 Ao se tornar bolsista, o candidato terá direito a uma bolsa de R$ 400,00 mensais.
2.3 REQUISITOS BÁSICOS À CANDITADURA: Ser aluno da Faculdade de Medicina da Bahia (FMB – UFBA); estar regularmente matriculado e cursando o segundo, terceiro ou quarto semestres, no período letivo de 2013.1, segundo o calendário de aulas da Universidade Federal da Bahia; possuir coeficiente de rendimento igual ou superior a 7,0 (sete); nunca ter sido reprovado em qualquer disciplina; ter, inicialmente, disponibilidade de reunião às segundas-feiras das 18 às 21 horas (em caso de coincidência com disciplina da grade curricular OBRIGATÓRIA, o horário poderá ser flexibilizado, a critério do grupo PET | Medicina UFBA); estar ciente dos requisitos básicos, atribuições, benefícios e deveres para os bolsistas PET, bem como toda a concepção filosófica, objetivos, orientações e características gerais do programa que se encontram no Manual de Orientações Básicas do PET, disponível no portal do PET do MEC (www.mec.gov.br/sesu » link Programas e Ações » Programa de Educação Tutorial (PET)).
2.4 DESCRIÇÃO SUMÁRIA DAS ATIVIDADES: Realizar atividades de pesquisa, ensino, extensão e de natureza coletiva, programadas segundo o planejamento anual do grupo PET | Medicina UFBA.
2.5 CARGA HORÁRIA SEMANAL: 20 horas.

DA DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA À INSCRIÇÃO
3.1 Carta de Intenção
3.2 Fotocópia do comprovante de matrícula assinado pelo Colegiado da FMB-UFBA.
3.3 Cópia do Histórico Escolar on-line emitido pelo SIAC com o código de verificação.
3.4 Currículo Lattes (cópia impressa e endereço eletrônico).
3.5 Fotocópia do Comprovante de Residência.
3.6 Fotocópia do Documento de Identificação e CPF.
3.7 Duas fotos 3x4 recentes.
3.8 Número da conta e agência do candidato no Banco do Brasil (se ainda não possui, deverá abrir uma conta, caso selecionado).

DAS INSCRIÇÕES NO PROCESSO SELETIVO
4.1 O candidato deverá enviar email até o dia 17 de maio de 2013 para petmedicinaufba@gmail.com com Assunto: “Inscrição processo seletivo 2013.1”; Conteúdo: nome completo do candidato, semestre que cursa na FMB-UFBA, telefones para contato. Até o dia 18 de maio, deverá receber confirmação por e-mail, caso contrário seguir recomendação do item 4.5
4.2 Os documentos deverão ser entregues em envelope lacrado, constando no verso e em letra de forma, o nome completo do candidato, telefone e endereço de e-mail.
4.3 Com exceção do item 3.8, que poderá ser entregue após o resultado final da seleção, todos os demais itens de documentação deverão constar no envelope, e são de responsabilidade do candidato. Qualquer ausência ou fraude em documentação anulará automaticamente o candidato do processo, independentemente de já ter sido aprovado. Atentar que a Carta de Intenção e o Currículo Lattes são itens obrigatórios para a pontuação do candidato na terceira etapa do processo seletivo.
4.4 O envelope deverá ser entregue no dia da prova da primeira etapa (ver data e horário abaixo). Ao entregar o envelope, o candidato deverá assinar a lista de candidatos que estará disponível no local.
4.5 Dificuldades no entendimento dos critérios listados acima a respeito da entrega da documentação deverão ser informadas por telefone aos bolsistas do PET | Medicina UFBA Itallo Oliveira, pelo telefone (71) 9208 -2732 (TIM), e Kamila Fuchs, (71) 8642- 7630 (TIM).

DAS ETAPAS
5.1 A primeira etapa constará da tradução e/ou interpretação de texto do inglês para português e da elaboração de uma redação, em português. A pontuação para cada uma destas provas varia de 0 (zero) a 10 (dez), sendo que a nota final da etapa será resultado da média ponderada entre a nota da prova de inglês com peso 04 (quatro) e a nota da redação com peso 06 (seis). Esta etapa terá peso 04 (quatro) para classificação final.
5.2 Na Redação, será avaliada a capacidade de compreender e de interpretar criticamente textos, bem como a de mobilizar conhecimentos linguísticos que atendam aos requisitos de adequação, correção, coesão e coerência. O candidato deve, então, ser capaz de:
exprimir-se com clareza, organizar e desenvolver suas ideias, estabelecer relações entre informações diversas, interpretar dados e fatos e elaborar hipóteses de modo adequado a propósitos enunciativos diversos. Na prova de Língua Inglesa, será avaliada a capacidade de entendimento deste idioma.
5.3 A primeira etapa acontecerá no Hospital Universitário Professor Edgard Santos, no dia 20 de maio, a partir das 18horas, sala a confirmar. O candidato que obtiver nota inferior a 05 (cinco) em alguma das duas provas será automaticamente eliminado. Os candidatos que não forem eliminados serão classificados em ordem decrescente de pontuação na 1ª etapa. Serão convocados para a segunda etapa apenas os 12 (doze) primeiros colocados. Caso o número de candidatos não eliminados na primeira etapa seja igual ou menor que 12 (doze), todos os candidatos não eliminados serão automaticamente convocados à segunda etapa. A convocação para a segunda etapa ocorrerá por e-mail e/ou telefone. Em caso de empate em pontuação pelos candidatos, prevalece, como critério de desempate e classificação, a maior nota na prova de redação. Se, ao fim dessas análises, o empate prevalecer, ambos os candidatos serão convocados para a próxima etapa.
5.4 Todos os candidatos da primeira etapa receberão por e-mail a lista de aprovados, em ordem alfabética. A mesma lista será disponibilizada na página do PET | Medicina UFBA no Facebook e no blog do grupo (www.petmedicinaufba.blogspot.com).
5.5 A segunda etapa é de caráter classificatório e consistirá de uma dinâmica em grupo. Finalizada a dinâmica, o candidato receberá uma nota que variará de 0 (zero) a 10 (dez) e que representará peso 03 (três) em sua classificação final. Esta etapa ocorrerá a partir das 8 horas do dia 25 de maio de 2013. O horário da dinâmica e o local onde a mesma ocorrerá serão informados com o resultado da primeira etapa.
5.6 A terceira etapa consistirá de entrevista com hora marcada que será realizada no mesmo dia da segunda etapa, a partir das 8 horas do dia 25 de maio de 2013 e terá 15 minutos de duração para cada entrevistado. O horário da entrevista de cada candidato e o local de realização da mesma serão informados com o resultado da primeira etapa. Nesta fase, através do Currículo Lattes, Histórico Escolar e da Carta de Intenção serão avaliados o desempenho acadêmico, as habilidades técnicas, toda e qualquer experiência pessoal, acadêmica ou não, profissional, cultural e outras. Além disso, o grau de interesse pelo programa, conhecimento sobre seus objetivos e propostas, bem como as perspectivas acerca da contribuição do candidato para grupo e vice- versa. Por fim, os candidatos terão até 5 (cinco) minutos para expor à banca entrevistadora uma apresentação cultural, na qual serão avaliadas a capacidade de criatividade e de expressão. O formato é livre e o tema fica a critério do candidato.
5.7 Atrasos na entrevista por conta dos candidatos serão descontados em seu tempo de entrevista e não poderão ultrapassar a hora marcada para outro candidato. Atrasos por conta da comissão de seleção não interferirão no tempo de entrevista de nenhum candidato. Finalizada a entrevista, o candidato receberá uma nota que variará de 0 (zero) a 10 (dez) e que representará peso 03 (três) em sua classificação final. Os candidatos que obtiverem nota inferior a 05 (cinco) nesta etapa também estarão eliminados do processo seletivo.
5.8 Todos os candidatos que participaram das três etapas e que não foram eliminados serão classificados em ordem de colocação por suas notas, que obedecerão ao seguinte cálculo:

Σ(Ni xPi)
_________________________________________
ΣPi

No qual i é o índice da etapa, Ni é a nota relativa obtida na etapa i e o Pi é o peso absoluto da etapa i. A obtenção de uma nota inferior a 7,0 (sete) implicará na desclassificação automática do candidato.
5.9 Até o dia 26 de maio de 2013, será enviada aos candidatos aprovados para a entrevista a lista com os 04 (quatro) aprovados, sendo 01(um) bolsista e 03 (três) voluntários (não- bolsistas). Além disso, será divulgada uma lista de 03 (três) suplentes, caso atendam as exigências deste edital. Os suplentes serão convocados, respeitando a ordem de suplência, apenas se algum dos aprovados desistir ou apresentar algum impedimento à efetivação da vaga.
5.10 O não comparecimento do candidato, mesmo com alegação de não ciência em qualquer das etapas e de seus respectivos requisitos, não desqualifica o processo, e o candidato estará automaticamente desclassificado.

DA POSSE
6.1 No dia 27 de maio de 2013, às 18 horas, ocorrerá uma celebração em recepção aos novos petianos (local a confirmar), os quais deverão estar presentes para o início de suas atividades.

DAS DISPOSIÇÕES FINAIS
7.1 Na constatação de fraude em qualquer um dos documentos apresentados, o candidato será automaticamente eliminado do processo seletivo.
7.2 Casos omissos a este edital serão apreciados pelo grupo PET | Medicina – UFBA.

Salvador, 29 de Março de 2013.
Prof. Pedro Hamilton Guimarães Macedo
Tutor

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