EDITAL Nº 01/2016 PARA SELEÇÃO DE NOVOS
PETIANOS
O tutor do Programa de Educação Tutorial da Faculdade de
Medicina da Bahia da Universidade Federal da Bahia (PET | Medicina - UFBA),
Prof. Pedro Hamilton Guimarães Macedo, no uso de suas atribuições, torna
público este edital de seleção para bolsistas e voluntários do PET | Medicina UFBA.
1. DOS
PRÉ-REQUISITOS
1.1 Estar
regularmente matriculado e cursando o segundo, terceiro ou quarto semestre do
curso de Medicina da Universidade Federal da Bahia no período letivo de 2015.2,
segundo o calendário de aulas desta.
1.2 Possuir
coeficiente de rendimento igual ou superior a 7,0 (sete).
1.3 Nunca
ter sido reprovado em qualquer disciplina.
1.4 Ter,
inicialmente, disponibilidade de reunião às segundas-feiras das 18:00 às 21:00
horas (em caso de incompatibilidade devido a disciplina da grade curricular
OBRIGATÓRIA, o horário poderá ser flexibilizado, a critério do grupo PET | Medicina
UFBA).
1.5 Estar
ciente dos requisitos básicos, atribuições, benefícios e deveres para os
bolsistas PET, bem como toda a concepção filosófica, objetivos, orientações e
características gerais do programa que se encontram no Manual de Orientações
Básicas do PET, disponível no portal do PET do MEC (www.mec.gov.br/sesu » link Programas e Ações » Programa de Educação
Tutorial (PET)).
2. DAS
DISPOSIÇÕES PRELIMINARES
2.1 O
processo seletivo será regido por este edital e compreenderá três etapas.
2.2 A
primeira etapa:
2.2.1 Possui caráter
eliminatório e classificatório, selecionando, dentre os que obtiverem pontuação
maior que 50% em cada prova, os primeiros colocados até, no máximo, a 12ª
colocação.
2.2.2 Será composta por: exame
de conhecimentos em língua inglesa contendo interpretação e tradução de um texto
do inglês para o português; e exame de conhecimentos na língua portuguesa, que
consistirá em elaboração de uma redação em português.
2.3 A
segunda etapa será composta por uma dinâmica em grupo. Participarão desta etapa
apenas os candidatos aprovados na primeira etapa.
2.4 A terceira
e última etapa será uma entrevista de caráter eliminatório e classificatório, na
qual haverá a análise dos seguintes documentos: currículo Lattes, histórico escolar
e carta de intenção.
2.5 O presente edital tem validade de 01 (um) ano,
ou até que haja outro processo seletivo com edital próprio, a partir da
divulgação dos resultados pelo Programa de Educação Tutorial da Faculdade de
Medicina da Bahia.
3. DAS
VAGAS
3.1 Serão
disponibilizadas 01 (uma) vaga para bolsista e 03 (três) para voluntários (não bolsistas),
os quais se tornarão bolsistas em substituição gradual aos atuais bolsistas do
PET | Medicina – UFBA conforme estes se desliguem do programa.
3.2 Ao
se tornar bolsista, o candidato terá direito a uma bolsa de R$ 400,00 mensais.
3.3 DESCRIÇÃO
SUMÁRIA DAS ATIVIDADES: Realizar atividades de pesquisa, ensino, extensão e de
natureza coletiva, programadas segundo o planejamento anual do grupo PET | Medicina
UFBA.
3.4 CARGA
HORÁRIA SEMANAL: 20 horas.
3.5 O
grupo PET | Medicina – UFBA tem férias anuais com duração de 01 (um) mês, sendo
que não necessariamente coincidem com as férias oficiais da Universidade
Federal da Bahia.
3.6 Em
caso de greve na Universidade Federal da Bahia, as atividades do PET | Medicina
– UFBA se mantêm normalmente.
3.7 Caso
o candidato esteja matriculado em mais de um semestre, será considerado o
semestre em que esteja matriculado no maior número de componentes curriculares.
4. DA
DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA À INSCRIÇÃO
4.1 Carta
de Intenção.
4.2 Fotocópia
do comprovante de matrícula assinado pelo Colegiado da FMB-UFBA.
4.3 Cópia
do Histórico Escolar on-line emitido pelo SIAC com o código de verificação.
4.4 Currículo
Lattes (cópia impressa e endereço eletrônico).
4.5 Fotocópia
do Comprovante de Residência.
4.6 Fotocópia
do Documento de Identificação e CPF.
4.7 Duas
fotos 3x4 recentes.
5. DAS
INSCRIÇÕES NO PROCESSO SELETIVO
5.1 O
candidato deverá enviar um email até o dia 09 (nove) de abril de 2016 para petmedicinaufba@gmail.com com o
seguinte título: “Inscrição processo seletivo 2015.2”. O corpo do e-mail deverá
conter os seguintes dados: nome completo do candidato, semestre que cursa na
FMB-UFBA e telefones para contato. Até o dia 10 de abril, o candidato deverá
receber confirmação por e-mail; caso não ocorra, deverá seguir recomendação do
item 5.5.
5.2 Os documentos deverão ser entregues em
envelope lacrado, constando no verso e em letra de forma, o nome completo do
candidato, telefone e endereço de e-mail.
5.3 Com exceção do item 4.8,
que poderá ser entregue após o resultado final da seleção, todos os demais
itens de documentação deverão constar no envelope, e são de responsabilidade do
candidato. Qualquer ausência ou fraude em documentação anulará automaticamente
o candidato do processo, independentemente de já ter sido aprovado. Atentar
que a Carta de Intenção e o Currículo Lattes são itens obrigatórios para a
pontuação do candidato na terceira etapa do processo seletivo.
5.4 O envelope deverá ser entregue no dia da prova
da primeira etapa (ver data e horário abaixo). Ao entregar o envelope, o
candidato deverá assinar a lista de candidatos que estará disponível no local.
6. DAS
ETAPAS
6.1 A primeira etapa constará da tradução e/ou
interpretação de texto do inglês para português e da elaboração de uma redação,
em português. A pontuação para cada uma destas provas varia de 0 a 10 (dez),
sendo que a nota final da etapa será resultado da média ponderada entre a nota
da prova de inglês com peso 04 (quatro) e a nota da redação com peso 06 (seis).
Esta etapa terá peso 04 (quatro) para
classificação final.
6.2 Na Redação, será avaliada a capacidade de compreender e de
interpretar criticamente textos, bem como a de mobilizar conhecimentos linguísticos
que atendam aos requisitos de adequação, correção, coesão e coerência. O
candidato deve, então, ser capaz de: exprimir-se com clareza, organizar e
desenvolver suas ideias, estabelecer relações entre informações diversas,
interpretar dados e fatos e elaborar hipóteses de modo adequado a propósitos
enunciativos diversos. Na de Língua Inglesa, será avaliada a capacidade de
entendimento em língua inglesa.
6.3 A prova da primeira etapa será realizada
no Anexo I da Faculdade de Medicina da Bahia, Canela, no dia 11 de abril de 2016, a partir das 18:30 horas, em sala a confirmar. O candidato que obtiver nota inferior a 05
(cinco) em alguma das duas provas será automaticamente eliminado. Os candidatos
que não forem eliminados serão classificados em ordem decrescente de pontuação
na 1ª etapa. Caso o número de candidatos elegíveis para a segunda etapa ultrapasse
12 (doze), serão convocados para a segunda etapa apenas os 12 (doze) primeiros
colocados. A convocação para a segunda etapa ocorrerá por e-mail e/ou telefone.
Em caso de empate em pontuação pelos candidatos, prevalece para a classificação
a maior nota na prova de redação. Se, ao fim dessas análises, o empate
prevalecer, ambos os candidatos serão convocados para a próxima etapa.
6.4 Todos os candidatos da primeira etapa
receberão por e-mail a lista de aprovados, em ordem alfabética. A mesma lista
será disponibilizada na página do PET | Medicina UFBA no Facebook e no blog do grupo
(www.petmedicinaufba.blogspot.com).
6.5 A
segunda etapa consistirá de uma dinâmica em grupo. Finalizada a dinâmica,
o candidato receberá uma nota que irá variar de 0 (zero) a 10 (dez) e que
representará peso 03 (três) em sua classificação final. Esta etapa ocorrerá a
partir das 08:00 horas do dia 16 de abril de 2016. O horário da dinâmica e o
local onde a mesma ocorrerá serão informados após divulgação do resultado da
primeira etapa.
6.6 A
terceira etapa consistirá de entrevista com hora marcada que será
realizada no mesmo dia da segunda etapa, a partir das 08:00 horas do dia 16
de abril de 2016 e terá 15 minutos de duração para cada entrevistado. O horário
da entrevista de cada candidato e o local de realização da mesma serão
informados após liberação do resultado da primeira etapa. Nesta
fase, mediante análise do Currículo Lattes, Histórico Escolar
e da Carta
de Intenção, serão avaliados o desempenho acadêmico, as habilidades
técnicas, toda e qualquer experiência pessoal, acadêmica ou não; profissional,
cultural e outras. Além disso, o grau de interesse pelo programa, conhecimento
sobre seus objetivos e propostas, bem como as perspectivas acerca da
contribuição do candidato para o grupo e vice-versa. Por fim, os candidatos
aprovados deverão apresentar à banca entrevistadora, ao término da entrevista,
uma atividade cultural, com duração máxima de cinco minutos. O formato
é livre (vídeo, poema, texto, conto, música ou o que mais surgir da imaginação
do candidato) e o tema deverá ser determinado pelo próprio candidato.
6.7 Atrasos na entrevista por conta dos candidatos serão
descontados em seu tempo de entrevista e não poderão sobrepor à hora marcada
para outro candidato. Atrasos por conta da comissão de seleção não interferirão
no tempo de entrevista de nenhum candidato. Finalizada a entrevista, o
candidato receberá uma nota que irá variar de 0 (zero) a 10 (dez) e que
representará peso 03 (três) em sua
classificação final - candidatos que obtiverem nota inferior a 05 (cinco) nesta
etapa também estarão eliminados do processo seletivo.
6.8 Todos os
candidatos que participarem das três etapas e que não forem eliminados serão
classificados em ordem de colocação por sua nota final, que será calculada
mediante uso da seguinte fórmula:
∑(Ni xPi)
_________________________________________
∑Pi
Onde,
i é o índice da etapa, Ni é a nota relativa obtida na etapa i e o Pi é o peso
absoluto da etapa i. A obtenção de uma nota inferior a 7,0 (sete) implicará na
desclassificação automática do candidato.
6.9 Até o dia
17 de abril de 2016, será enviada aos candidatos aprovados para a entrevista a
lista com 01 (um) bolsista e 03 (três) voluntários (não bolsistas) aprovados.
Além disso, será divulgada a lista de 03 (três) suplentes, caso atendam as
exigências deste edital.
6.10 O não
comparecimento do candidato, mesmo com alegação de não ciência em qualquer das
etapas e de seus respectivos requisitos, não desqualifica o processo, e o
candidato estará automaticamente desclassificado.
7. DA POSSE
7.1 No
dia 18 de abril de 2016, às 19:00h, ocorrerá uma celebração em recepção aos
novos petianos (local a confirmar), os quais deverão estar presentes para o
início de suas atividades.
8. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS
8.1 Casos omissos e situações não previstas ao
presente edital serão discutidos pelo grupo PET | Medicina - UFBA em reunião
ordinária e divulgados oficialmente em notas/erratas posteriores.
Salvador, 12 de março de 2016
Prof. Pedro Hamilton Guimarães Macedo
Tutor do PET | Medicina - UFBA
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