Edital do Processo Seletivo 2014.1 do PET|Medicina UFBA

 
 
EDITAL Nº 01/2014 PARA SELEÇÃO DE NOVOS BOLSISTAS

O tutor do Programa de Educação Tutorial da Faculdade de Medicina da Bahia da Universidade Federal da Bahia (PET | Medicina - UFBA), Prof. Pedro Hamilton Guimarães Macedo, no uso de suas atribuições, torna público este edital de seleção para bolsistas e voluntários do PET | Medicina UFBA.

                 1. DOS PRÉ-REQUISITOS

1.1  Estar regularmente matriculado e cursando o segundo, terceiro ou quarto semestre do curso de Medicina da Universidade Federal da Bahia no período letivo de 2014.1, segundo o calendário de aulas desta.

1.2  Possuir coeficiente de rendimento igual ou superior a 7,0 (sete).

1.3  Nunca ter sido reprovado em qualquer disciplina.

1.4  Ter, inicialmente, disponibilidade de reunião às segundas-feiras das 18:00 às 21:00 horas (em caso de incompatibilidade devido a disciplina da grade curricular OBRIGATÓRIA, o horário poderá ser flexibilizado, a critério do grupo PET | Medicina UFBA).

1.5  Estar ciente dos requisitos básicos, atribuições, benefícios e deveres para os bolsistas PET, bem como toda a concepção filosófica, objetivos, orientações e características gerais do programa que se encontram no Manual de Orientações Básicas do PET, disponível no portal do PET do MEC (www.mec.gov.br/sesu » link Programas e Ações » Programa de Educação Tutorial (PET)).

 

                2. DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

2.1  O processo seletivo será regido por este edital e compreenderá três etapas.

2.2  A primeira etapa:

2.2.1 Possui caráter eliminatório e classificatório, selecionando, dentre os que obtiverem pontuação maior que 50% em cada prova, os primeiros colocados até, no máximo, a 12ª colocação.

2.2.2 Será composta por: exame de conhecimentos em língua inglesa contendo interpretação e tradução de um texto do inglês para o português; e exame de conhecimentos na língua portuguesa, que consistirá em elaboração de uma redação em português.

2.3  A segunda etapa será composta por uma dinâmica em grupo. Participarão desta etapa apenas os candidatos aprovados na primeira etapa.

2.4  A terceira e última etapa será uma entrevista de caráter eliminatório e classificatório, na qual haverá a análise dos seguintes documentos: currículo Lattes, histórico escolar e carta de intenção.

2.5   O presente edital tem validade de 01 (um) ano, a partir da divulgação dos resultados pelo Programa de Educação Tutorial da Faculdade de Medicina da Bahia.

 

 

                    3. DAS VAGAS

3.1  Serão disponibilizadas 01 (uma) vaga para bolsista e 04 (quatro) vagas para voluntários (não bolsistas), os quais se tornarão bolsistas em substituição gradual aos atuais bolsistas do PET| Medicina – UFBA conforme estes se desliguem do programa.

3.2  Ao se tornar bolsista, o candidato terá direito a uma bolsa de R$ 400,00 mensais.

3.3  DESCRIÇÃO SUMÁRIA DAS ATIVIDADES: Realizar atividades de pesquisa, ensino, extensão e de natureza coletiva, programadas segundo o planejamento anual do grupo PET | Medicina UFBA.

3.4  CARGA HORÁRIA SEMANAL: 20 horas.

 

                   4. DA DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA À INSCRIÇÃO

4.1  Carta de Intenção.

4.2  Fotocópia do comprovante de matrícula assinado pelo Colegiado da FMB-UFBA.

4.3  Cópia do Histórico Escolar on-line emitido pelo SIAC com o código de verificação.

4.4  Currículo Lattes (cópia impressa e endereço eletrônico).

4.5  Fotocópia do Comprovante de Residência.

4.6  Fotocópia do Documento de Identificação e CPF.

4.7  Duas fotos 3x4 recentes.


 

                   5. DAS INSCRIÇÕES NO PROCESSO SELETIVO

5.1  O candidato deverá enviar um email até o dia 05 (cinco) de abril de 2014 para petmedicinaufba@gmail.com com o seguinte título: “Inscrição processo seletivo 2014.1”. O corpo do e-mail deverá conter os seguintes dados: nome completo do candidato, semestre que cursa na FMB-UFBA e telefones para contato. Até o dia 05 de abril, o candidato deverá receber confirmação por e-mail; caso não ocorra, deverá seguir recomendação do item 5.5.

5.2   Os documentos deverão ser entregues em envelope lacrado, constando no verso e em letra de forma, o nome completo do candidato, telefone e endereço de e-mail.

5.3   Com exceção do item 4.8, que poderá ser entregue após o resultado final da seleção, todos os demais itens de documentação deverão constar no envelope, e são de responsabilidade do candidato. Qualquer ausência ou fraude em documentação anulará automaticamente o candidato do processo, independentemente de já ter sido aprovado. Atentar que a Carta de Intenção e o Currículo Lattes são itens obrigatórios para a pontuação do candidato na terceira etapa do processo seletivo.

5.4   O envelope deverá ser entregue no dia da prova da primeira etapa (ver data e horário abaixo). Ao entregar o envelope, o candidato deverá assinar a lista de candidatos que estará disponível no local.


 

                    6. DAS ETAPAS

6.1  A primeira etapa constará da tradução e/ou interpretação de texto do inglês para português e da elaboração de uma redação, em português. A pontuação para cada uma destas provas varia de 0 a 10 (dez), sendo que a nota final da etapa será resultado da média ponderada entre a nota da prova de inglês com peso 04 (quatro) e a nota da redação com peso 06 (seis).  Esta etapa terá peso 04 (quatro) para classificação final.

6.2 Na Redação, será avaliada a capacidade de compreender e de interpretar criticamente textos, bem como a de mobilizar conhecimentos linguísticos que atendam aos requisitos de adequação, correção, coesão e coerência. O candidato deve, então, ser capaz de: exprimir-se com clareza, organizar e desenvolver suas ideias, estabelecer relações entre informações diversas, interpretar dados e fatos e elaborar hipóteses de modo adequado a propósitos enunciativos diversos. Na de Língua Inglesa, será avaliada a capacidade de entendimento em língua inglesa.

6.3 A prova da primeira etapa será realizada no Anexo I da Faculdade de Medicina da Bahia, Canela, no dia 07 de abril, a partir das 18 horas, em sala a confirmar. O candidato que obtiver nota inferior a 05 (cinco) em alguma das duas provas será automaticamente eliminado. Os candidatos que não forem eliminados serão classificados em ordem decrescente de pontuação na 1ª etapa. Caso o número de candidatos elegíveis para a segunda etapa ultrapasse 12 (doze), serão convocados para a segunda etapa apenas os 12 (doze) primeiros colocados. A convocação para a segunda etapa ocorrerá por e-mail e/ou telefone. Em caso de empate em pontuação pelos candidatos, prevalece para a classificação a maior nota na prova de redação. Se, ao fim dessas análises, o empate prevalecer, ambos os candidatos serão convocados para a próxima etapa.


6.5 A segunda etapa consistirá de uma dinâmica em grupo. Finalizada a dinâmica, o candidato receberá uma nota que irá variar de 0 (zero) a 10 (dez) e que representará peso 03 (três) em sua classificação final. Esta etapa ocorrerá a partir das 08:00 horas do dia 12 de abril de 2014. O horário da dinâmica e o local onde a mesma ocorrerá serão informados após divulgação do resultado da primeira etapa.

6.6 A terceira etapa consistirá de entrevista com hora marcada que será realizada no mesmo dia da segunda etapa, a partir das 08:00 horas do dia 12 de abril de 2014 e terá 15 minutos de duração para cada entrevistado. O horário da entrevista de cada candidato e o local de realização da mesma serão informados após liberação do resultado da primeira etapa. Nesta fase, mediante análise do Currículo Lattes, Histórico Escolar e da Carta de Intenção, serão avaliados o desempenho acadêmico, as habilidades técnicas, toda e qualquer experiência pessoal, acadêmica ou não; profissional, cultural e outras. Além disso, o grau de interesse pelo programa, conhecimento sobre seus objetivos e propostas, bem como as perspectivas acerca da contribuição do candidato para o grupo e vice-versa. Por fim, os candidatos aprovados deverão apresentar à banca entrevistadora, ao término da entrevista, uma atividade cultural, com duração máxima de cinco minutos. O formato é livre (vídeo, poema, texto, conto, música ou o que mais surgir da imaginação do candidato) e o tema deverá ser determinado pelo próprio candidato.

6.7 Atrasos na entrevista por conta dos candidatos serão descontados em seu tempo de entrevista e não poderão sobrepor à hora marcada para outro candidato. Atrasos por conta da comissão de seleção não interferirão no tempo de entrevista de nenhum candidato. Finalizada a entrevista, o candidato receberá uma nota que irá variar de 0 (zero) a 10 (dez) e que representará peso 03 (três) em sua classificação final - candidatos que obtiverem nota inferior a 05 (cinco) nesta etapa também estarão eliminados do processo seletivo.

6.8  Todos os candidatos que participarem das três etapas e que não forem eliminados serão classificados em ordem de colocação por sua nota final, que será calculada mediante uso da seguinte fórmula:

 

∑(Ni xPi)

_________________________________________

∑Pi

      Onde, i é o índice da etapa, Ni é a nota relativa obtida na etapa i e o Pi é o peso absoluto da etapa i. A obtenção de uma nota inferior a 7,0 (sete) implicará na desclassificação automática do candidato.

6.9 Até o dia 12 de abril de 2014, será enviada aos candidatos aprovados para a entrevista a lista com  01 (um) bolsista e 04 (quatro) voluntários (não bolsistas) aprovados. Além disso, será divulgada a lista de 03 (três) suplentes, caso atendam as exigências deste edital.

6.10 O não comparecimento do candidato, mesmo com alegação de não ciência em qualquer das etapas e de seus respectivos requisitos, não desqualifica o processo, e o candidato estará automaticamente desclassificado.

 

 

           7. DA POSSE

 

7.1  No dia 14 de abril de 2014, às 18:00h, ocorrerá uma celebração em recepção aos novos petianos (local a confirmar), os quais deverão estar presentes para o início de suas atividades.

 

                 8. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

8.1 Casos omissos e situações não previstas ao presente edital serão discutidos pelo grupo PET|Medicina UFBA em reunião ordinária e divulgados oficialmente em notas/erratas posteriores.

 

Salvador, 13 de fevereiro de 2014

Prof. Pedro Hamilton Guimarães Macedo

Tutor do PET | Medicina - UFBA



Comentários