Sobre o PET

O PET (Programa de Educação Tutorial) é um grupo de alunos (no máximo 12 bolsistas para cada curso mais os voluntários também selecionados) que demonstrem em potencial, interesse e habilidades destacadas em Cursos de Graduação reconhecidos pelo Conselho Nacional de Educação. Ao desenvolver ações de ensino, pesquisa e extensão, o programa permite uma formação global do aluno, favorecendo e enriquecendo a sua formação acadêmica, preparando melhor o bolsista tanto para o mercado de trabalho quanto para continuar a carreira acadêmica.

A concepção do PET se baseia em grupos tutoriais de aprendizagem, sob a orientação de um professor tutor, e busca proporcionar aos bolsistas condições para a realização de atividades extra-curriculares e de pesquisa que favoreçam a sua formação acadêmica. O PET é um programa abrangente, não se restringindo à pesquisa científica, mas a um projeto global, que envolve a formação do ser humano como um todo, ciente de seu papel cidadão.

Neste contexto, em setembro de 1995, foi criado o grupo PET | Medicina UFBA, tendo como tutor o Prof. Dr. José Tavares-Neto, possuindo 3 (três) bolsistas. Hoje, o grupo conta com 12 bolsistas e tem como tutor o Prof. Dr. Pedro Hamilton Guimarães Macedo.