Edital do Processo Seletivo 2015.1 do PET | Medicina - UFBA



EDITAL Nº 01/2015 PARA SELEÇÃO DE NOVOS PETIANOS


O tutor do Programa de Educação Tutorial da Faculdade de Medicina da Bahia da Universidade Federal da Bahia (PET | Medicina - UFBA), Prof. Pedro Hamilton Guimarães Macedo, no uso de suas atribuições, torna público este edital de seleção para bolsistas e voluntários do PET | Medicina UFBA.
                 1. DOS PRÉ-REQUISITOS
1.1  Estar regularmente matriculado e cursando o segundo, terceiro ou quarto semestre do curso de Medicina da Universidade Federal da Bahia no período letivo de 2015.1, segundo o calendário de aulas desta.
1.2  Possuir coeficiente de rendimento igual ou superior a 7,0 (sete).
1.3  Nunca ter sido reprovado em qualquer disciplina.
1.4  Ter, inicialmente, disponibilidade de reunião às segundas-feiras das 18:00 às 21:00 horas (em caso de incompatibilidade devido a disciplina da grade curricular OBRIGATÓRIA, o horário poderá ser flexibilizado, a critério do grupo PET | Medicina UFBA).
1.5  Estar ciente dos requisitos básicos, atribuições, benefícios e deveres para os bolsistas PET, bem como toda a concepção filosófica, objetivos, orientações e características gerais do programa que se encontram no Manual de Orientações Básicas do PET, disponível no portal do PET do MEC (www.mec.gov.br/sesu » link Programas e Ações » Programa de Educação Tutorial (PET)).

                2. DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES
2.1  O processo seletivo será regido por este edital e compreenderá três etapas.
2.2  A primeira etapa:
2.2.1 Possui caráter eliminatório e classificatório, selecionando, dentre os que obtiverem pontuação maior que 50% em cada prova, os primeiros colocados até, no máximo, a 15ª colocação.
2.2.2 Será composta por: exame de conhecimentos em língua inglesa contendo interpretação e tradução de um texto do inglês para o português; e exame de conhecimentos na língua portuguesa, que consistirá em elaboração de uma redação em português.
2.3  A segunda etapa será composta por uma dinâmica em grupo. Participarão desta etapa apenas os candidatos aprovados na primeira etapa.
2.4  A terceira e última etapa será uma entrevista de caráter eliminatório e classificatório, na qual haverá a análise dos seguintes documentos: currículo Lattes, histórico escolar e carta de intenção.
2.5   O presente edital tem validade de 01 (um) ano, ou até que haja outro processo seletivo com edital próprio, a partir da divulgação dos resultados pelo Programa de Educação Tutorial da Faculdade de Medicina da Bahia.


                    3. DAS VAGAS
3.1  Serão disponibilizadas 04 (quatro) vagas para voluntários (não bolsistas), os quais se tornarão bolsistas em substituição gradual aos atuais bolsistas do PET| Medicina – UFBA conforme estes se desliguem do programa.
3.2  Ao se tornar bolsista, o candidato terá direito a uma bolsa de R$ 400,00 mensais.
3.3  DESCRIÇÃO SUMÁRIA DAS ATIVIDADES: Realizar atividades de pesquisa, ensino, extensão e de natureza coletiva, programadas segundo o planejamento anual do grupo PET | Medicina UFBA.
3.4  CARGA HORÁRIA SEMANAL: 20 horas.

                   4. DA DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA À INSCRIÇÃO
4.1  Carta de Intenção.
4.2  Fotocópia do comprovante de matrícula assinado pelo Colegiado da FMB-UFBA.
4.3  Cópia do Histórico Escolar on-line emitido pelo SIAC com o código de verificação.
4.4  Currículo Lattes (cópia impressa e endereço eletrônico).
4.5  Fotocópia do Comprovante de Residência.
4.6  Fotocópia do Documento de Identificação e CPF.
4.7  Duas fotos 3x4 recentes.

                   5. DAS INSCRIÇÕES NO PROCESSO SELETIVO
5.1  O candidato deverá enviar um email até o dia 11 (onze) de abril de 2015 para petmedicinaufba@gmail.com com o seguinte título: “Inscrição processo seletivo 2015.1”. O corpo do e-mail deverá conter os seguintes dados: nome completo do candidato, semestre que cursa na FMB-UFBA e telefones para contato. Até o dia 11 de abril, o candidato deverá receber confirmação por e-mail; caso não ocorra, deverá seguir recomendação do item 5.5.
5.2   Os documentos deverão ser entregues em envelope lacrado, constando no verso e em letra de forma, o nome completo do candidato, telefone e endereço de e-mail.
5.3   Com exceção do item 4.8, que poderá ser entregue após o resultado final da seleção, todos os demais itens de documentação deverão constar no envelope, e são de responsabilidade do candidato. Qualquer ausência ou fraude em documentação anulará automaticamente o candidato do processo, independentemente de já ter sido aprovado. Atentar que a Carta de Intenção e o Currículo Lattes são itens obrigatórios para a pontuação do candidato na terceira etapa do processo seletivo.
5.4   O envelope deverá ser entregue no dia da prova da primeira etapa (ver data e horário abaixo). Ao entregar o envelope, o candidato deverá assinar a lista de candidatos que estará disponível no local.

                    6. DAS ETAPAS
6.1  A primeira etapa constará da tradução e/ou interpretação de texto do inglês para português e da elaboração de uma redação, em português. A pontuação para cada uma destas provas varia de 0 a 10 (dez), sendo que a nota final da etapa será resultado da média ponderada entre a nota da prova de inglês com peso 04 (quatro) e a nota da redação com peso 06 (seis).  Esta etapa terá peso 04 (quatro) para classificação final.
6.2 Na Redação, será avaliada a capacidade de compreender e de interpretar criticamente textos, bem como a de mobilizar conhecimentos linguísticos que atendam aos requisitos de adequação, correção, coesão e coerência. O candidato deve, então, ser capaz de: exprimir-se com clareza, organizar e desenvolver suas ideias, estabelecer relações entre informações diversas, interpretar dados e fatos e elaborar hipóteses de modo adequado a propósitos enunciativos diversos. Na de Língua Inglesa, será avaliada a capacidade de entendimento em língua inglesa.
6.3 A prova da primeira etapa será realizada no Anexo I da Faculdade de Medicina da Bahia, Canela, no dia 13 de abril, a partir das 18 horas, em sala a confirmar. O candidato que obtiver nota inferior a 05 (cinco) em alguma das duas provas será automaticamente eliminado. Os candidatos que não forem eliminados serão classificados em ordem decrescente de pontuação na 1ª etapa. Caso o número de candidatos elegíveis para a segunda etapa ultrapasse 15 (quinze), serão convocados para a segunda etapa apenas os 15 (quinze) primeiros colocados. A convocação para a segunda etapa ocorrerá por e-mail e/ou telefone. Em caso de empate em pontuação pelos candidatos, prevalece para a classificação a maior nota na prova de redação. Se, ao fim dessas análises, o empate prevalecer, ambos os candidatos serão convocados para a próxima etapa.
6.5 A segunda etapa consistirá de uma dinâmica em grupo. Finalizada a dinâmica, o candidato receberá uma nota que irá variar de 0 (zero) a 10 (dez) e que representará peso 03 (três) em sua classificação final. Esta etapa ocorrerá a partir das 08:00 horas do dia 25 de abril de 2015. O horário da dinâmica e o local onde a mesma ocorrerá serão informados após divulgação do resultado da primeira etapa.
6.6 A terceira etapa consistirá de entrevista com hora marcada que será realizada no mesmo dia da segunda etapa, a partir das 08:00 horas do dia 25 de abril de 2015 e terá 15 minutos de duração para cada entrevistado. O horário da entrevista de cada candidato e o local de realização da mesma serão informados após liberação do resultado da primeira etapa. Nesta fase, mediante análise do Currículo Lattes, Histórico Escolar e da Carta de Intenção, serão avaliados o desempenho acadêmico, as habilidades técnicas, toda e qualquer experiência pessoal, acadêmica ou não; profissional, cultural e outras. Além disso, o grau de interesse pelo programa, conhecimento sobre seus objetivos e propostas, bem como as perspectivas acerca da contribuição do candidato para o grupo e vice-versa. Por fim, os candidatos aprovados deverão apresentar à banca entrevistadora, ao término da entrevista, uma atividade cultural, com duração máxima de cinco minutos. O formato é livre (vídeo, poema, texto, conto, música ou o que mais surgir da imaginação do candidato) e o tema deverá ser determinado pelo próprio candidato.
6.7 Atrasos na entrevista por conta dos candidatos serão descontados em seu tempo de entrevista e não poderão sobrepor à hora marcada para outro candidato. Atrasos por conta da comissão de seleção não interferirão no tempo de entrevista de nenhum candidato. Finalizada a entrevista, o candidato receberá uma nota que irá variar de 0 (zero) a 10 (dez) e que representará peso 03 (três) em sua classificação final - candidatos que obtiverem nota inferior a 05 (cinco) nesta etapa também estarão eliminados do processo seletivo.
6.8  Todos os candidatos que participarem das três etapas e que não forem eliminados serão classificados em ordem de colocação por sua nota final, que será calculada mediante uso da seguinte fórmula:

∑(Ni xPi)
_________________________________________
∑Pi
      Onde, i é o índice da etapa, Ni é a nota relativa obtida na etapa i e o Pi é o peso absoluto da etapa i. A obtenção de uma nota inferior a 7,0 (sete) implicará na desclassificação automática do candidato.
6.9 Até o dia 25 de abril de 2015, será enviada aos candidatos aprovados para a entrevista a lista com 04 (quatro) voluntários (não bolsistas) aprovados. Além disso, será divulgada a lista de 03 (três) suplentes, caso atendam as exigências deste edital.
6.10 O não comparecimento do candidato, mesmo com alegação de não ciência em qualquer das etapas e de seus respectivos requisitos, não desqualifica o processo, e o candidato estará automaticamente desclassificado.


           7. DA POSSE

7.1  No dia 27 de abril de 2015, às 18:30h, ocorrerá uma celebração em recepção aos novos petianos (local a confirmar), os quais deverão estar presentes para o início de suas atividades.

                 8. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS
8.1 Casos omissos e situações não previstas ao presente edital serão discutidos pelo grupo PET|Medicina UFBA em reunião ordinária e divulgados oficialmente em notas/erratas posteriores.

Salvador, 13 de março de 2015

Prof. Pedro Hamilton Guimarães Macedo

Tutor do PET | Medicina - UFBA

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