Edital de Seleção 2012.1

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MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO - MEC
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR - SESU
PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL

EDITAL No 01/2012 PARA SELEÇÃO DE NOVOS BOLSISTAS

A tutora do Programa de Educação Tutorial da Faculdade de Medicina da Bahia da Universidade Federal da Bahia (PET-Medicina-UFBA), Profª. Rita de Cássia Franco Rego, no uso de suas atribuições, torna público que estarão abertas, para os acadêmicos do curso médico desta Faculdade, as inscrições para o processo seletivo de bolsistas para o PET-Medicina-UFBA.
                DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES
1.1  O processo seletivo será regido por este edital e compreenderá três etapas.
1.2  A primeira etapa:
1.2.1 Possui caráter eliminatório e classificatório, selecionando, dentre os que obtiverem pontuação maior que 50% em cada prova, os primeiros colocados, até, no máximo, a 16ª colocação;
1.2.2 Será composta por: exame de conhecimentos em língua inglesa, aferidos por meio de aplicação de prova de interpretação e tradução de um texto do inglês para o português; e, exame de conhecimentos na língua portuguesa, através da elaboração de uma redação em português.
1.3  A segunda etapa será a análise dos documentos: currículo Lattes, histórico escolar e carta de intenção. Participarão desta etapa apenas os candidatos aprovados na primeira etapa.
1.4  A terceira e última etapa será uma entrevista de caráter eliminatório e classificatório, na qual dados dos documentos avaliados poderão ser utilizados.

                DAS VAGAS
2.1  04 (quatro) vagas para petianos voluntários (não bolsistas), os quais se tornarão bolsistas em substituição gradual aos atuais bolsistas do PET-Medicina-UFBA.
2.2  Ao se tornar bolsista, o candidato terá direito a uma bolsa de R$ 360,00 mensais.
2.3  REQUISITOS BÁSICOS À CANDITADURA: Ser aluno da Faculdade de Medicina da Bahia (FMB – UFBA); estar regularmente matriculado e cursando o segundo, terceiro ou quarto semestres; possuir coeficiente de rendimento igual ou superior a 7,0 (sete); nunca ter sido reprovado em qualquer disciplina; ter, inicialmente, disponibilidade de reunião às segundas-feiras das 18:00 às 21:00 horas (em caso de coincidência com disciplina da grade curricular OBRIGATÓRIA, o horário poderá ser flexibilizado; o horário pode ser mudado a critério do grupo PET-Medicina-UFBA); estar ciente dos requisitos básicos, atribuições, benefícios e deveres para os bolsistas PET, bem como toda a concepção filosófica, objetivos, orientações e características gerais do programa que se encontram no Manual de Orientações Básicas do PET, disponível no portal do PET do MEC (www.mec.gov.br/sesu » link Programas e Ações » Programa de Educação Tutorial (PET)).
2.4  DESCRIÇÃO SUMÁRIA DAS ATIVIDADES: Realizar atividades de pesquisa, ensino, extensão e de natureza coletiva, programadas segundo o planejamento anual do grupo PET-Medicina UFBA.
2.5  CARGA HORÁRIA SEMANAL: 20 horas.

                DA DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA À INSCRIÇÃO
3.1  Carta de Intenção
3.2  Fotocópia do comprovante de matrícula assinado pelo Colegiado da FMB-UFBA.
3.3  Cópia do Histórico Escolar on-line assinado pelo Colegiado da FMB-UFBA ou emitido pela SGC-UFBA.
3.4  Currículo Lattes (cópia impressa e endereço eletrônico caso possua).
3.5  Fotocópia do Comprovante de Residência.
3.6  Fotocópia do Documento de Identificação e CPF.
3.7  Duas fotos 3x4 recentes.
3.8  Número da conta e agência do candidato no Banco do Brasil (se ainda não possui, deverá abrir uma conta, caso selecionado).

                DAS INSCRIÇÕES NO PROCESSO SELETIVO
4.1  O candidato deverá enviar email até o dia 02 de junho de 2012 para petmedicinaufba@gmail.com com Assunto: “Inscrição processo seletivo 2012.1”; Conteúdo: Nome Completo do candidato, semestre que cursa na FMB-UFBA, telefones para contato. Até o dia 03 de Junho deverá receber confirmação por e-mail, caso contrário seguir recomendação do item 4.5
4.2   Os documentos deverão ser entregues em envelope lacrado, constando no verso e em letra de forma, o nome completo do candidato, telefone e endereço de e-mail.
4.3   Com exceção do item 3.8, que poderá ser entregue após o resultado final da seleção, todos os demais itens de documentação deverão constar no envelope, e são de responsabilidade do candidato. Qualquer ausência ou fraude em documentação anulará automaticamente o candidato do processo, independentemente de já ter sido aprovado. Atentar que a Carta de Intenção e o Currículo Lattes farão parte da pontuação do candidato.
4.4   O envelope deverá ser entregue no dia da prova da primeira etapa (ver data e horário abaixo). Ao entregar o envelope, o candidato deverá assinar a lista de candidatos que estará disponível no local.
4.5  Dificuldades no entendimento dos critérios listados acima a respeito da entrega da documentação deverão ser informadas por telefone aos bolsistas do PET-Medicina-UFBA Deivisson Freitas, pelo telefone (71) 8877-3566 (Oi), e Itallo Oliveira, (71) 9208-2732 (TIM).

                DAS ETAPAS
1.1          A primeira etapa constará da tradução e/ou interpretação de texto do inglês para português de um texto científico e da elaboração de uma redação, em português. A pontuação para cada uma destas provas varia de 0 a 10 (dez). Esta etapa terá peso 03 (três) para classificação final.
1.2          Na Redação será avaliada a capacidade de compreender e de interpretar criticamente textos, bem como a de mobilizar conhecimentos lingüísticos que atendam aos requisitos de adequação, correção, coesão e coerência. O candidato deve então ser capaz de: exprimir-se com clareza, organizar e desenvolver suas ideias, estabelecer relações entre informações diversas, interpretar dados e fatos e elaborar hipóteses de modo adequado a propósitos enunciativos diversos. Na de Língua Inglesa será avaliada a capacidade de entendimento em língua inglesa.
1.3           A prova da primeira etapa será realizada no Hospital Universitário Professor Edgard Santos, no dia 04 de junho, a partir das 18 horas, sala a confirmar. O candidato que obtiver nota inferior a 05 (cinco) em alguma das duas provas será automaticamente eliminado. Os candidatos que não forem eliminados serão classificados em ordem decrescente de pontuação na 1ª etapa. Caso o número de candidatos elegíveis para a segunda etapa ultrapasse dezesseis (16), serão convocados para a segunda etapa apenas os 16 primeiros colocados. A convocação para a segunda etapa ocorrerá por e-mail e/ou telefone. Em caso de empate em pontuação pelos candidatos, prevalece para a classificação a maior nota na prova de língua inglesa. Se ao fim dessas análises o empate prevalecer, ambos os candidatos serão convocados para a próxima etapa.
1.4          Todos os candidatos da primeira etapa receberão por e-mail a lista de aprovados, em ordem alfabética. A mesma lista será disponibilizada na página do PET-Medicina no Facebook e no e no blog do grupo (http://www.petmedicinaufba.blogspot.com/). 
1.5 A segunda etapa consistirá da análise do currículo e da carta de intenção. Será atribuída uma nota nesta etapa, que terá peso 02 (dois) para a classificação final do candidato. Nesta segunda fase, através do Currículo Lattes e Histórico Escolar, serão avaliados o desempenho acadêmico, as habilidades técnicas, toda e qualquer experiência pessoal, acadêmica ou não, profissional, cultural e outras. Já pela Carta de Intenção serão avaliados o grau de interesse pelo programa, conhecimento sobre seus objetivos e propostas, bem como as perspectivas acerca da contribuição do candidato para grupo e vice- versa.
1.6 A terceira etapa consistirá de entrevista com hora marcada que será realizada a partir das 13:30 horas do dia 11 de Junho de 2012 e terá 15 minutos de duração para cada entrevistado. O horário da entrevista de cada candidato e o local onde ocorrerá a entrevista serão informados juntamente com o resultado da primeira etapa.
1.7 Atrasos na entrevista por conta dos candidatos serão descontados em seu tempo de entrevista e não poderão sobrepor à hora marcada para outro candidato. Atrasos por conta da comissão de seleção não interferirão no tempo de entrevista de nenhum candidato. Finalizada a entrevista, o candidato receberá uma nota que variará de 0 (zero) a 10 (dez) e que representará peso 05 (cinco) em sua classificação final - candidatos que obtiverem nota inferior a 05 (cinco) nesta etapa também estarão eliminados do processo seletivo.
1.8 Todos os candidatos que participaram das três etapas e que não foram eliminados serão classificados em ordem de colocação por suas notas, que obedecerão ao seguinte cálculo: 

∑(Ni xPi)
_________________________________________
∑Pi
1.9 Onde, i é o índice da etapa, Ni é a nota relativa obtida na etapa i e o Pi é o peso absoluto da etapa i. A obtenção de uma nota inferior a 7,0 (sete) implicará na desclassificação automática do candidato.
2.0 No dia 12 de Junho de 2012, será enviada aos candidatos aprovados para a entrevista a lista com os 04 (quatro) aprovados para voluntários (não-bolsistas) e 02 (dois) suplentes, caso atendam as exigências deste edital.
2.1 O não comparecimento do candidato, mesmo com alegação de não ciência em qualquer das etapas, não desqualifica o processo, e o candidato estará automaticamente desclassificado.
               
                DA POSSE
2.2 No dia 15 de Junho de 2012, às 20:00h, ocorrerá uma celebração em recepção aos novos petianos (local a confirmar), os quais deverão estar presentes para o início de suas atividades.

Salvador, 01 de Maio de 2012.
Prof. Rita de Cássia Rêgo
Tutora

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